24 junho 2005

Famosos Multados

As autoridades não perdoam e alguns famosos da nossa praça, e não só, já foram multados pelo o uso errado dos coletes reflectores. Eis alguns que tive conhecimento e as respectivas razões que motivaram a aplicação da coima.
João Vieira Pinto: anomalias nas barras reflectoras devido a excessivo contacto com o solo.
Maria José Valério: excesso de luminosidade. Ao que parece a sua madeixa verde-manhosa na franja seria suficiente, sendo completamente despropositado o uso do colete.
Carlos Silvino: recusou-se a justificar a presença de 50 coletes, tamanho S, na sua bagageira.
Manuela Moura Guedes: o buraco negro que surge cada vez que abre a sua boca, levou as autoridades a pensar que não estaria equipada com o colete.
Ricardo: apanhado sem colete, foi perdoado quando explicou aos agentes que o mesmo lhe tinha escapado das mãos quando o ia vestir. Os agentes compreenderam e acreditaram plenamente na justificação.
Diego Maradona: multado por o colete não reflectir devido a estar coberto de um estranho pó branco.
Carlos Dias Silva: não trazia colete porque pensava estar no Brasil, onde iria entrevistar o elenco da mais recente novela da Globo.
Scolari: multado por suspeita de trafico de coletes depois das autoridades encontrarem 9 milhões, 999 mil e 999 unidades no seu carro. Scolari justificou dizendo que ia entregar um a cada português e pedir que os pendurassem nas janelas dos carros (Vitor Baía mais uma vez foi ignorado pelo seleccionador).
José Mourinho: Multado por utilizar um colete que não respeitava as coordenadas da lei. Pelos vistos, pediu a Abramovich que lhe comprasse o colete mais caro do mundo. As barras reflectoras eram cobertas com diamantes.
Fátima Felgueiras: usava um colete de cor não permitida. O colete da ex-autarca era azul, presumivelmente feito de farrapos do saco onde levou o dinheiro.
Fátima Campos Ferreira: não possuía colete porque ainda se encontra a estudar os prós e contras do equipamento em questão.
Marcelo Rebelo de Sousa: apanhado sem colete por ainda não ter tido tempo de ler o livro do novo código da estrada, que se encontrava em 15.683º na pilha de livros do quarto do Professor.
Ivete Sangalo: os agentes pensam tê-la apanhado sem colete mas a cantora jura que o tinha vestido mas derivado à poeira que se levantou quando saiu da
viatura não estava visível.
Trappatoni: foi apanhado sem o referido equipamento mas referiu aos agentes que ia no caminho para Itália e portanto não seria necessário o colete. Foi agora preso na Alemanha por mentir às autoridades sobre o seu destino.
Francis Obikwelu: alegou que tinha lido o novo código demasiado rápido para justificar a falta de colete na sua viatura.
Margarida Rebelo Pinto: quando o agente lhe perguntou pelo colete, a escritora retorquiu: "Sei lá!!....Olhe, ia agora comprá-lo....". Mas o agente respondeu. "Não acredito em coincidências...", e multou-a.
Alberto João Jardim: o presidente do governo madeirense até trazia colete mas chamou "filhos da puta" aos agentes e foi multado por isso.
Catarina Furtado: não trazia colete, mas como o agente só a mandou sair do carro para ver o corpinho Danone e a mandou logo seguir viagem, não recebeu coima.
Lili Caneças: trajava o colete a rigor, mas como tem a cabeça tão oca, nem o próprio colete "reflecte"...

Coletes

Muita gente tem barafustado contra a obrigação de adquirir coletes reflectores, para ficarem no carro e serem usados numa situação em que alguém necessita sair da viatura por qualquer motivo. Porém, para fazerem tais críticas, essas pessoas ainda não se aperceberam das vantagens que a compra desses coletes oferece. Vai daí, decidi elaborar uma lista para elucidá-las.
Vantagens:
1) Evitar ser multado numa operação stop;
2) Presente de Natal baratucho para parentes mais esquecidos;
3) Excelente alternativa caso a pessoa saia de casa e se esqueça de vestir uma camisa ou t-shirt;
4) Óptima solução para bailes de máscaras surpresas;
5) Magnífico adereço para usar debaixo do fato preto em casamentos de pessoal freak;
6) Se sair do carro de noite para urinar, poderá assemelhar-se à fonte luminosa;
7) Poderá guardá-lo debaixo dos chassis para imitar as famigeradas luzes ne neon;
8) Permitirá à pessoa misturar-se com a claque da Holanda nos próximos Mundiais e Europeus (função limitada ao colete laranja);
9) Se estampar no colete as letras "G", "N" e "R", por esta ordem, poderá fazer umas brincadeiras giras nas estradas de Portugal;
10) Se arranjar uma cabeleira à maneira, poderá disfarçar-se de Pirilampo Mágico sempre que quiser;
11) Servirá como um excelente enfeite para a árvore de Natal, caso haja escassez de bolas e fitas;
12) Se se atirar da Torre Vasco da Gama poderão confundi-lo com uma estrela cadente;

20 junho 2005

Comentários

Aviso aos utentes: já não precisam registar-se para fazer comentários. Fica aí a informação que espero que facilite a vossa participação.

16 junho 2005

Juízes de bancada

Não é que simpatize por aí além com o rapaz (algumas músicas comem-se) e nem venho aqui defendê-lo, só estou contra alguns comentários que tenho ouvido nos últimos dias. Michael Jackson foi considerado inocente e toda a gente parece ultrajada com isso. Já ninguém acredita na justiça? Se alguém que estudou para exercer a profissão de juíz o considerou inocente, depois de analisar as provas existentes, porque é que as pessoas continuam a julgar o rei da pop como culpado? Chamem-me naïf mas eu ainda acredito na justiça e sou obrigado a concordar com as sentenças que os tribunais emitem. Quem sou eu para criticar uma decisão saída de um organismo especializado, quando sou completamente leigo nessa matéria?

Só falo no caso Jackson como exemplo, porque muitos mais existem. Até sair a sentença, ninguém pode ser vinculado aos crimes que estão a ser examinados.

14 junho 2005

Calinadas à volta do Mundo

Desconfio que não tarda, sou preso por ter um fetiche demasiado intenso por calinadas. Mas sempre que me deparo com tal coisa, não resisto a publicá-las. A seguinte lista contém erros relacionados com Geografia, também cometidos por estudantes:



- O clima é causado pela emoção da terra à volta do sol.
- Os animais chefes da Austrália são o canguru, o boomerang e o pecadillo.
- Em Atenas há um templo chamado Pâncreas.
- A Geórgia foi fundada por pessoas que tinham sido fuziladas.
- A escrita do antigo Egipto chamava-se Hidráulicos.
- O clima é mais quente perto do Criador.
- A Oceania é um continente que não tem terra.
- O sol nunca se põe no Império Britânico porque o sol põe-se no Oeste e o Império Britânico fica no Este.

História Munidal em calinadas

Cruzei-me com isto nas ondas cibernáuticas e não resisti a traduzir e colocar aqui no blog. Foram reunidas as calinadas de estudantes nas aulas e elaborou-se uma história mundial baseada em erros grosseiros. Aqui vai um resumo:
"Os habitantes do Egipto chamavam-se múmias. Viviam no deserto do Sara e viajavam em Camelots. O clima do Sara era tão inóspito que os habitantes tinham que viver noutros sítios, por isso certas áreas do deserto era cultivadas por irritação.
Os Egípcios construiram Pirâmides em forma de cubos triangulares gigantes. As Pirâmides são uma cadeia de montanhas situada entre França e Espanha.

A Bíblia está cheia de caricaturas interessantes. No 1.º livro da Bíblia, Guiness, Adão e Eva nasceram de uma macieira. Um dos seus filhos, Caim, perguntou: "Sou filho do meu irmão?". Deus pediu a Abraão para sacrificar Isaac no Monte Montezuma. Jacob, filho de Isaac, roubou o sinal de nascença do seu irmão. Jacob era um patriarca que criou os seus 12 filhos para serem patriarcas, mas não o foram. Um dos filhos de Jacob, José, deu recusa aos israelitas.

Faraó obrigou os escravos Hebreus a fazerem pão sem palha. Moisés levou-os até ao Mar Vermelho, onde fizeram pão sem ingredientes.
Depois, Moisés subiu o Monte Cianido para ir buscar os 10 mandamentos. David era um rei Hebreu com dom para brincar às mentiras. Lutou contra os Filatelistas, uma raça que viveu nos tempos bílicos. Salomão, filho de David, tinha 500 esposas e 500 porcos-espinhos.

Não havia guerra na Grécia, porque as montanhas eram tão elevadas que não as podiam escalar para ver o que seus vizinhos faziam. Quando lutaram com os Parisianos, os gregos perderam porque os persas tinham mais homens.
Sócrates era um professor Grego que dava conselhos às pessoas. Mataram-no. Sócrates morreu de overdose de casamentos."

Continua...

13 junho 2005

Best of

Referindo-me ao tema do último post, não poderia deixar de referir aquele que é para mim a melhor combinação de nomes que já vi. Pertence a um taxista de Abrantes: DEODATO GERARDO. Nunca vi melhor. Sintam-se à vontade para enviar as vossas preferências.

Nomes?

Tive recentemente acesso à lista de nomes recentemente aceites pela Direcção-Geral de Registos e Notariado. Nas próximas vezes que queixarem por vos terem baptizado como Vanessa Genoveva ou Tatiana Manuela, pensem nas criaturas que terão que arcar com estes nomes toda a vida:
Assunta - Austrelino - Bárbora -Bartolina - Bebiana - Benjamina- Betsabé - Branca Flor- Brázia - Briolanjo - Carla da Agonia - Castorina - Cedrico - Cidalisa - Simão Cereneu - Climénia - Consulino - Cristina Astride - Cristóforo - Dagoberto Tito - Dejanira - Deusdedito- Didiana - Dinamene - Dioclécio- Dólique- Donzélia - Doralice- Drusila - Durbalino - Eberardo - Elisiário - Elzeário -Engelécia - Eponina - Ermitério - Especiosa - Fânia- Felisbina - Filoteu - Gabínio- Gamaliel - Genciana - Gersão - Glicínia -Grimanesa - Guislena -Gumersindo - Habacuque - Hemaxi - Hildebrando - Indalécio - Ingeburga - Io (neste caso o último nome podia ser Tá-se Bem).

Continua em breve...

07 junho 2005

Cabo Verde não me leu....


Cape Verde Islands - South Africa 1:2 (0:2)

Goals: MC CARTHY Benedict (RSA) 10', BUCKLEY Delron (RSA) 12', GOMES Arlindo (CPV) 77'

Pois é....se lessem o meu post anterior...talvez o resultado tivesse sido outro. Eu avisei...Reparem quem marcou o 2.º golo da África do Sul! Caso não estejam a par da história, leiam o post prévio.

03 junho 2005

Reis das Bundesligas



Há jogadores que nos enchem as medidas, muitas vezes nem sabemos explicar porquê. Mas lá está, só sabemos porque gostamos de alguém quando já não gostamos. Graças à televisão por satélite tenho a oportunidade de acompanhar a Bundesliga (campeonato alemão de futebol), a qual foi deserdada pela Sportv este ano. E é uma pena que a maioria dos fãs de futebol portugueses não possam seguir as jornadas do futebol alemão, que ao invés do que muitos pensam, é uma liga bastante atractiva e repleta de excelentes executantes.
Ao visionar a 1.Bundesliga desta época que agora findou, um rapaz fortinho começou a chamar-me a atenção, não só pelos golos que semana sim, semana sim fazia, mas também por todo o jogo que oferecia aos seus companheiros. Seu nome: Delron Buckley, avançado sul-africano do Arminia Bielefeld. Possante, usa bem o corpo para cobrir alguma falta de velocidade e tem um pé esquerdo letal. Além disso, quando está próximo da baliza rival, não pensa só em marcar e é capaz de surpreender a defesa com um passe genial a abrir caminho para que um colega marque.
Ainda a época não tinha acabado e já Buckley estava comprometido com o Borussia Dortmund. Infelizmente o clube de Vestfália não se qualificou para as competições europeias e este sul-africano continuará escondido da maior parte da Europa.
Ao seu lado jogou este ano outra das sensações da 1.Bundesliga 2004/05. Falo de Patrick Owomoyela, que também está de malas aviadas do Arminia para equipar pelo Werder Bremen. Owomoyela acabou por se estrear na selecção germânica pela mão de Jurgen Klinsmann a meio da época.



Com estas debandadas, quem não resistiu foi o treinador do Bielefeld, ue não queria voltar a construir a equipa de novo e rescindiu, apesar do 13.º posto na classificação.

Porém, talvez a grande estrela do futuro em solo alemão, seja um jovem que não jogou na 1.a Bundesliga este ano... mas sim na 2.Bundesliga! Lukas Podolski afundou-se com o Colónia no ano transacto e fez questão de ajudar o seu clube a voltar ao campeonato principal. E de que maneira! Foi o melhor marcador da 2.Bundesliga (24 golos). Também ele já foi internacional pela selecção alemã. Completa amanhã 20 anos!
Só o prestígio do Colónia permitiu que esta jóia aguentasse uma época de travessia do deserto e mesmo assim foi surpreendente como nenhum tubarão lhe deitou a mão.



Muita atenção a estes 3 homens....

Donas de casa desesperadas

Seguindo o caminho traçado com a compra e emissão da série CSI (Crime Scene Investigation), a SIC parece lançada numa missão para recompensar todos aqueles que não apreciam as produções da Globo (às vezes o canal de Carnaxide mais parece a Globo Portugal...).
Depois de uma série com uma qualidade soberba como CSI, que rapidamente conquistou uma larga legião de seguidores, surge agora na grelha da SIC a série "Donas de Casa Desesperadas".
Os dados que tinha sobre esta produção levaram-me a temer que o argumento fosse terrivelmente colado ao apresentado por outra série também transmitida pela SIC, "O sexo e a Cidade".
Porém, o primeiro episódio bastou para me convencer que não se confirmavam os meus piores prognósticos. Uma das poucas semelhanças é o facto de também focar o dia-a-dia de um grupo de membros do sexo feminino, que no entanto detêm histórias pessoais bastante distitas entre si. Além disso, as personagens não apresentam um comportamento sexual obcecado como sucedia em "O Sexo e a Cidade".
Mais do mais, o argumento da série apresenta nuances constantes e um mistério de fundo, o móbil do suícidio de Mary Alice Young, que só por si é capaz de nos prender frente ao ecrã.
A história contém também, de forma latente, a questão das aparências. Ao assistirmos ao desenrolar dos episódios, descobrimos que todas as personagens possuem detalhes pessoais que escondem de todo o mundo, até das pessoas que vivem na porta ao lado. Esse facto é desde logo catapultado pela morte de Mary Alice (Brenda Stong, narradora da história), que transparecendo uma vida super feliz para as amigas e vizinhos, acaba por se suicidar devido a motivos pessoais, desconhecidos de toda a gente, menos do marido. Faz-nos pensar que mesmo a pessoa que pensamos conhecer perfeitamente, poderá afinal tornar-se num completo estranho se soubermos de detalhes mais pessoais da sua vida...
Assistam que vale bem a pena, para mais num horário normal (eia!), domingos à tarde (repete com um episódio de atraso terças-feiras depois do exército de novelas da Globo).

Calinadas

Se há coisa que me consegue fazer rir às gargalhadas, é um boa calinada, quando a língua portuguesa dá voltas estranhas dentro da nossa boca e emite frases que não têm sentido nenhum... Pior são aquelas proferidas com o ar mais sério do mundo, em que o emissor tem a profunda certeza de que o que disse está correcto.
Devido a este meu fetiche por calinadas, e depois de prometer durante muito tempo, comecei a elaborar uma colectânea das calinadas que ia ouvindo, quer do meu círculo de amigos, de familiares e até algumas saídas de programas televisivos. Decidi então pulicá-las aqui no blog. Inicialmente não irei identificar qual a pessoa responsável pela calinada, para não ferir susceptibilidades, mas se vocês pedirem muito... poderei vacilar...
Aqui vai o primeiro grupo de calinadas, divirtam-se:



-Lavaste o cabelo, agora fica sujo.
-Há quantos dias não bebo capé?
- Amanhã o almoço é bacalhão com grau.
- Tenho lá o filme da "Branca e o Monstro".
- Quero uma água Castelo com 2 pedras de limão.
- Ia quase engolindo metade duma batata inteira.
- O Paulo Portas é sardoso.
- A erva está cheia de barrocas.
- Contra os marchões canhar, canhar!
- Não consigo ouvir os meus pensamentos.
- A nossa banda só toca num raio de 400kms.
- Têm que comparar com Julho do mês anterior.

Continua.....em breve....



02 junho 2005

Jack Johnson



Desde há uns tempos que tenho sentido um burburinho em meu redor relativamente a este senhor. Vejo o nome dele em tudo quanto é sítio, tudo quanto é gente a falar dele, tudo quanto é rádio a rodar as suas canções, concerto em Maio esgotado desde Março.... É um daqueles fenómenos espontâneos, que certamente cresce através do boca-a-boca. Digo isto por 2 motivos: porque o homem ja tinha álbuns muito antes e não se sentia este fenómeno e porque se trata de um estilo de música que geralmente não agrada a muitas pessoas que se confessam fãs de Jack Johnson. Esse facto muitas vvezes me põe de pé atrás relativamente a certos músicos/bandas que vão aparecendo. E quantas vezes não fiquei fulo por a minha banda secreta favorita, explodir para o estrelato e toda a malta começa a conhecê-la... (tanto que eu adorava os DZRT...mas agora ja são N.º1 do Top, tenho procurar outra...). Lá tenho que fazer mais uma investigação para descobrir mais um som secreto. Porém, ao saber que era um protegido do mestre Ben Harper, avancei confiante, o mestre não poderia estar enganado.

E de facto, ao ouvir "In Between Dreams" entendo perfeitamente a onda johnsoniana, que irá refrescar muito boa gente durante este verão. As melodias emanadas pelas simples composições deste músico-surfista-realizador cativam desde os primeiros minutos e o disco ouve-se "de penalti". Os acordes acústicos aquecem-nos a alma, servindo de fogueira imaginária onde derretemos as feridas do dia-a-dia. Talvez a única lacuna da música de Jack Johnson sejam as letras, que se fossem mais profundas, poderiam ainda penetrar mais fundo na nossa alma. Mas por outro lado, rimam com a sua música, onde também a simplicidade é rainha

Além do mais, o video de "Sitting, Waiting, Wishing" é de uma qualidade fenomenal, só ao nível de quem tem conhecimentos sobre o assunto e uma mente fértil, que permite a Johnson ter sucesso em todas as áreas por onde deambula.




"Losing Hope"
I got a faulty parachute
I got a stranger's friend
An exciting change in
My butchers blend
A symbol on the ceiling
With the flick of a switch
My new found hero
In the enemy's ditching
Well somebody's something was left in the room
And man, now that its gone well of course we assume
That somebody else needed something so bad
That they took everything that somebody had
Losing hope is easy
When your only friend is gone
And every time you look around
Well, it all, it all just seems to change
The mark was left
Man it's never the same
Next time that you shoot
Make sure that you aim
Open windows with passing cars
A brand new night
With the same old stars
Losing hope is easy
When your only friend is gone
And every time you look around
Well, it all, it all just seems to change
Feed the fool
A piece of the pie
Make a fool of his system
Make a fool of his mind
Give him bottles of lies
And maybe he'll find
His place in heaven
Cause he might just die
Losing hope is easy
When your only friend is gone
And every time you look around
Well, it all, it all just seems to change
But hanging on is easy
When you've got a friend to call
When nothings making sense at all
You're not the only one that's afraid of change


- "Losing Hope" - Brushfire Fairytales (2002)
Jack Johnson

A Milésima Janela

Como alguns talvez saberão, o nome deste humilde BLOG é inspirado num título de um álbum dos Massive Attack (que por acaso são a minha banda preferida...só por acaso...calhou...), 100th Window.
Além disso é igualmente um conceito relativo à internet (aqui multiplicado por 10), que aborda a problemática da falta de privacidade que nos ataca invisivelmente enquanto navegamos pelas águas da auto-estrada da informação. Segundo o conceito da centésima janela, qualquer pessoa com os conhecimentos adequados poderá aceder a toda a informação pessoal que divulgamos mesmo em sites teoricamente seguros.
Espero que acompanhem frequentemente o desabrochar desta página, esforçar-me-ei para torná-la atractiva para quem a visita e aguardo os vossos comentários aos posts que irei colocando.