27 fevereiro 2006

Jack Johnson @ M.E.N. Arena

Desta feita não posso falar, infelizmente, das bandas de suporte. Cheguei em cima da hora, se quiserem entender a razão perguntem ao condutor do 101 que me parecia mais perdido que eu naquela rota manhosa. Adiante...
Jack Johnson entrou em palco calçado, pela primeira vez em 2 anos (pudera, com a temperatura a rondar os zero graus em Manchester...), mas ao fim dos 2 primeiros temas, os sapatos já não faziam parte da indumentária do songwriter. Era um bom sinal, era sinal que o calor estava a invadir a imensa M.E.N Arena. O segundo tema, "Taylor", tinha sido o primeiro belo momento colectivo, embora desde o primeiro acorde a plateia estivesse rendida.
Com o desfilar dos temas, a plateia fica mais liberta para se juntar ao norte-americano e cantar a uma só voz. "Sitting, Waiting, Wishing", "Maybe" e "Bubble Toes" (para mim o melhor momento do concerto) foram cantadas quase em uníssono. Ao longo do concerto, outra estrela foi despontando em palco, Zach Gill, o teclista que normalmente acompanha Jack Johnson e que pode ser visto no videoclip de "Sitting, Waiting, Wishing". É um show man autêntico, que contrasta com a timidez de Jack Johnson, que cada vez que comunica com o público termina a interacção com um sorriso de miúdo, de quem está meio envergonhado.
Como interlúdios entre as suas músicas, Johnson tocou ainda sons de White Stripes ("My Doorbell") e Sublime ("Bad Fish"), sempre bons de ouvir também.
Na parte final da noite, Matt Costa (que tinha actuado na 1ª parte, juntamente com a banda de Zach Gill, os ALO), juntou-se a Jack Johnson para tocarem umas das suas próprias composições.
No único encore da noite, Jack voltou sozinho, com a sua guitarra, e brindou-nos com mais uma mão cheia de temas. Só faltava a fogueira entre nós e ele, mas o calor sentia-se na mesma.
Acabou o concerto, abriram-se as portas, toca a abotoar o casaco rapaz, que o Jack já se foi embora...

26 fevereiro 2006

Estratégias do Espertalhão

Eu sabia, eu sabia, mas não quis dizer nada para não me chamarem de fundamentalista. Há umas boas semanas que andava a reparar no péssimo estado do relvado do estádio do Chelsea e perguntava-me como era possível uma equipa com tão grandes objectivos, deixar o relvado ficar naquele estado lastimoso... Quando começou a contagem decrescente para o mui aguardado Chelsea x Barcelona, um horrível pensamento atravessou a minha mente: sabendo que o Barcelona é de longe a melhor equipa a praticar futebol, futebol total, seria propositadamente que o Chelsea deixaria ficar o tapete de Stamford Bridge assim?
Pois bem, apenas quatro dias após o jogo com o Barcelona... o Chelsea anuncia que vai mudar o relvado...! Primeiro Mourinho tinha afirmado que não iriam mudar o relvado porque era derivado a essas mudanças que o relvado estava naquela condição, mas afinal parece que vai ser trocado! Mais, na própria manhã do embate entre o campeão espanhol e o campeão de Inglaterra (chuvosa por sinal), a direcção dos blues decidiu regar o já paupérrimo tapete do estádio... E agora não me digam que é coincidência... Só se deixa enganar quem quer!

20 fevereiro 2006

Pérolas da TV

Depois de um começo algo duvidoso, a minha relação com a TV inglesa tem vindo a melhorar. Com o tempo vamos conseguindo explorar melhor o terreno e escavar em busca das pérolas escondidas. O arranque da nova grelha do Channel Five foi algo de extraodinário. Séries preciosas para todos os dias da semana. Entre as mesmas destaco "Prison Break" (que se passar em Portugal talvez se chamará "A Fuga Sangrenta da Prisão Maldita"). A série conta a história de Michael Scofield (Wentworth Miller), que alinhava um assalto a um banco, propositadamente falhado, de modo a ganhar bilhete de ingresso para a prisão onde o seu irmão se encontra preso e com sentença de morte marcada para breve. Michael programou a futura fuga até ao mais ínfimo pormenor, ao ponto de tatuar por todo o seu corpo a planta da prisão, embora disfarçadamente. Apesar de todos os obstáculos que vai enfrentando, Michael não desvia nem um milímetro o seu plano e segue a religiosamente o seu plano. Outra série brilhante é House (em Portugal, será algo como "Casa dos Médicos", nem tomando atenção que House é o nome da personagem principal), que retrata o dia-a-dia de um médico com procedimentos algo ortodoxos. Com um humor cortante e sempre remando contra a maré, House lá vai conseguindo levar a água ao seu moinho.
Outras pérolas são as séries de animação "American Dad" e "Family Guy", ao melhor estilo dos "Simpsons". Gargalhada atrás de gargalhada, com humor sarcástico q.b. (ou ás vezes roçando os limites).

02 fevereiro 2006

Ben Lee @ Life Cafe's Late Room

Life, live, love, lee. 4 palavras servem para descrever a noite no Late Room.

Mas antes de Ben Lee, foi Tina Dico a abrir as hostilidades. Voz dinamarquesa que já coloriu faixas dos Zero 7, suave e simpática, serviu como um excelente couvert para o prato principal que se seguiria. Após vários lançamentos na terra natal, Tina aventura-se internacionalmente, explorando um género de música que ao mesmo tempo que abraça a pop, não deixa de piscar o olho a outras correntes mais desviantes.
Depois, veio o australiano que David Hasselhoff nunca mais esqueceu (Ben Lee beijou-o na entrega dos prémios da música australiana), com os seus sons doces e crúeis, as suas letras descarnadas e verídicas, nas quais todas as pessoas normais se identificam.
Claro que no spotlight tiveram os temas de "Awake is the new sleep", o último disco de Ben Lee, que no entanto não dispensou melodias de albúns anteriores, como "Cigarettes will kill you".
Ben Lee demonstrou toda a sua simplicidade ao largar o palco para vir para o meio do público (ou melhor, para cima de uma das mesas da sala) entoar o último tema da noite "We're all in this together", com direito a um coro geral, de todos os presentes.
Esperemos que o regresso a Manchester não demore novamente 4 anos e que regresse envolvido no projecto The Bens (que envolve Ben Lee, Ben Folds e Ben Kweller), para uma noite que seria certamente gloriosa.