10 agosto 2006

Factor X

O factor X da história é a condicionante imprevisível e incontrolável do rumo dos acontecimentos. Aquele acontecimento impossível de prever e que marca indelevelmente o decurso da Humanidade.
A primeira vez que me cruzei com o factor X, foi no dia 11 de Setembro de 2001, quando em pleno auge dos ataques terroristas, estava eu a tentar telefonar para Washington, numa tarefa integrada no meu estágio curricular. Mal sabia eu a razão pela qual obtia do outro lado da linha a resposta: as linhas telefónicas encontram-se momentaneamente indisponíveis... Pudera!
Hoje, pela segunda vez, o factor X veio ao meu encontro. Na véspera de embarcar para as merecidas férias em Portugal, eis que um possível atentado aéreo faz com que todos os aeroportos britânicos fiquem congestionados. E o último dia de trabalho antes das férias, que deveria ser relaxada, com uma ante-câmara do que se passará nas próximas semanas, tornou-se num quebra-cabeças. Será que há vôo? Se sim, com quantas horas de atraso? E como carregar 2 computadores portáteis numa mala que vai sofrer atrocidades até repousar no porão? Só espero que amanhã por esta hora, possa rir-me ao relatar todos estes percalços enquanto saboreio uma mini Sagres...

09 agosto 2006

Tradições

Gosto de tradições. Muitos dizem que foram feitas para serem quebradas, como os recordes. Mas acho piada quando, mesmo contra ventos e marés, as tradições se mantêm de pé.
Costumamos agarrar-nos a elas quanto temos toda a força da lógica contra nós.
Eu vou fazê-lo mais uma vez. E fazer força para que se mantenha a tradição de que quem marca de calcanhar em Viena, seja campeão europeu...